Detectores de gás possuem cada vez mais alarmes para diferentes tipos de aplicação.
Você conhece todos os alarmes do seu detector de gás?
É importante entender o que cada alarme quer dizer, para saber qual é a ação correta a tomar, já que nem todo alarme indica uma situação perigosa. Observar que nem todo detector possui todos os alarmes listados abaixo. Leia e compreenda o manual do seu detector antes de utilizá-lo.
1º alarme de gás (WARNING)
Alarme de baixa concentração de gás. Ainda não é uma concentração perigosa, porém é uma indicativa de haver presença de gás.
2º alarme de gás (ALARM)
Alarme de concentração média/significativa de gás. Ainda não é uma concentração perigosa, porém já indica que há um acúmulo de gás.
3º alarme de gás (ALARM H)
Alarme de concentração alta de gás. Pode ser uma concentração perigosa de gás, dependendo do sensor, pois já é um alarme alto.
Alarme STEL
Alarme de média de exposição a curto termo (15 minutos). Se este alarme soar, foi ultrapassado o nível de exposição segura do trabalhador para 15 minutos.
Alarme TWA
Alarme de média de exposição a longo termo (8 horas). Se este alarme soar, foi ultrapassado o nível de exposição segura do trabalhador para 8 horas.
Alarme de Ultrapassagem de Escala Máxima (OVER)
Alarme indicando que a concentração de gás sendo lida ultrapassou a escala máxima do sensor. Isto normalmente quer dizer que tem uma concentração muito alta de gás, que é perigosa ao operador e pode danificar e/ou descalibrar o sensor.
Alarme de carga baixa (FAIL BATTERY)
Alarme de detector sem carga. Favor recarregar a bateria ou trocar as pilhas.
Alarme de falha do sensor (FAIL SENSOR)
Alarme de falha de um sensor específico. Necessário trocar este sensor por um novo.
Alarme de falha de hora (FAIL CLOCK)
Alarme de falha no registro de data e/ou hora. Dados não são registrados quando tem este alarme.
Alarme de falha do sistema (SYSTEM FAIL)
Alarme de falha nos circuitos do detector. Normalmente necessita substituir alguma placa de circuito.
Alarme de pessoa caída (MAN DOWN)
Alarme quando há uma ausência de movimento. Após o detector ficar parado certo tempo (configurável), este alarme começa a soar.
Alarme de pânico (PANIC)
Alarme de pânico é um alarme gerado pelo operador. Normalmente acionado por um botão específico ou através de uma ação específica (ex. dar um tapa no detector).
Alarme de fluxo baixo (LOW FLOW)
Alarme de vazão baixa na bomba de sucção do detector. Pode ser causado pela bomba ter saturada, por ter puxado muita poeira ou água, a mangueira ter ficada obstruída ou dobrada, etc.