Periodicidade de Calibração

Serviços

Os sensores de detectores de gás são componentes com partes eletrônicas e químicas razoavelmente sensíveis, para detectar gases até em pequenas quantidades.

A periodicidade de calibração destes sensores tem uma duração variável, que pode ser diferente de empresa para empresa, até se utilizarem o mesmo detector de gás. A definição deste prazo depende da análise de risco sobre a utilização do detector de gás, que precisa levar em conta a frequência e intensidade do uso nas áreas.

Desta forma, a definição da periodicidade de calibração deve vir da parte do cliente. A partir do conhecimento das suas áreas, exposição esperada a gases, nível de confiança requerido, resultados de calibrações prévias, frequência de uso e intensidade de uso do equipamento, o cliente deve definir a sua periodicidade de calibração.

Para alguns clientes que trabalham com espaços confinados ou que precisam checar periodicamente a leitura de seus detectores, a Nakayama também fornece opcionalmente cilindros descartáveis de gases com nossa mistura padrão, reguladores para estes cilindros e um kit de amostragem para efetuar testes de resposta nos aparelhos. Estes acessórios são essenciais para atender a NR-33, que exige “testar os equipamentos de medição antes de cada utilização” em espaço confinado (item 33.3.2.j).

Com os cilindros de gás padrão, a calibração do detector pode ser checada com maior frequência, gerando para o cliente altíssima confiabilidade nas leituras dos detectores de gás e é um procedimento recomendado a qualquer empresa, com ou sem espaço confinado.