Monóxido de Carbono (CO) e Dióxido de Carbono (CO2), são gases muito presentes no nosso meio ambiente e embora suas representações químicas sejam semelhantes, são gases muito diferentes.
O Monóxido de Carbono (CO) é um gás altamente tóxico derivado da queima incompleta de combustíveis fósseis (carvão vegetal e mineral, gasolina, querosene e óleo diesel).
É inflamável, incolor e inodoro. Ingerido em pequenas quantidades, pode causar dores de cabeça, lentidão de raciocínio, problemas de visão e perda da habilidade manual.
O Dióxido de Carbono (CO2), também conhecido como Gás Carbónico, é liberado no processo de respiração (na expiração) e também na queima de combustíveis fósseis.
Este gás é utilizado na fabricação de algumas bebidas e em extintores de incêndio.
O Dióxido de Carbono (CO2) em alta quantidade na atmosfera é prejudicial ao planeta, pois provoca o aumento do efeito estufa. Se inalado em grandes quantidades pode causar a morte por asfixia.
No momento de escolher o detector de gás ideal para sua aplicação, é importante conhecer o local onde o equipamento será utilizado e qual gás correto existente no ambiente. É comum confundirem CO e CO2, porém é importante destacar que estes gases são medidos por sensores diferentes.
A Nakayama sempre terá um especialista à disposição para sanar quaisquer dúvidas sobre detecção de gases.