Contato
 

Contato > FAQ

 

 

Com que freqüência o meu detector precisa ser calibrado?

Os sensores dos detectores sofrem desgastes normais com o uso e devem ser calibrados periodicamente para ajustar suas leituras.

 

Não existe uma norma que determine a periodicidade do ajuste da calibração, porém a NR-33 determina que seja feito um teste de resposta antes da entrada em espaços confinados. A Nakayama fornece cilindros de gases e Estações de Calibração e Ajuste da Calibração (modelo SM-2000) para que seus usuários atendam à NR-33. Oferecemos, também, treinamentos em nossa unidade no Rio de Janeiro. Confira a agenda de treinamentos.

 

Lembramos que os detectores de gases são equipamentos de segurança, portanto o fabricante sugere uma manutenção semestral.

 

 

..........................................................

 

 

Qual a freqüência para substituição dos filtros?

Os filtros devem ser substituídos a cada manutenção ou quando estiverem escuros ou sujos. Filtros sujos podem interferir nas medições e saturar os sensores precocemente.

 

No caso do multigás GX-2009, há três tipos de filtros:

 

1) Filtro interferência CO (modelo CF-1821-2) O filtro de interferência de CO, modelo CF-1821-2, tem como objetivo prevenir a interferência do gás H2S no sensor de CO. Caso sejam notadas leituras falsas de CO, especialmente altas concentrações sem a presença de H2S, substitua-o imediatamente. O filtro CF-1821-2, utilizado corretamente, prolonga a vida útil do sensor de CO.

 

 

Filtros
Código Nakayama: 03.36 (filtros vendidos por unidade)

 

 

2) Filtro interferência HC (modelo CF-6264) filtro de Interferência (CF-6264) são utilizados para prevenir a interferência de H2S no sensor de gases combustíveis. Estes filtros são brancos quando novos e escurecem a medida que absorvem H2S. Sua substituição é recomendada periodicamente, principalmente quando estiverem com uma cor escura. O filtro CF-6264, utilizado corretamente, prolonga a vida útil do sensor de CO.

 

 

Filtros
Código Nakayama: 03.12 (filtros vendidos por unidade)

 

 

3) Filtro de teflon contra poeira e umidade (modelo PF-2009) O filtro de Teflon PF-2009 é branco e protege os outros filtros e sensores contra poeira e água. Se este filtro estiver sujo, ele afetará o tempo de resposta e precisão do GX-2009. Substitua-o imediatamente caso sua aparência fique escura.

 

 


Código Nakayama: 03.37 (filtros vendidos por unidade)

 

 

..........................................................

 

 

Como enviar os detectores Riken Keiki para calibração e manutenção?

Para enviar seus detectores para manutenção, por favor, siga o passo-a-passo no seguinte link

 

 

..........................................................

 

 

O que significa LEL?

Uma atmosfera se torna com risco de inflamabilidade ou explosividade quando houver uma mistura de oxigênio (presente no ar) com o gás combustível, numa determinada proporção. Se a atmosfera contiver muito gás e pouco ar, ela não será explosiva e vice-versa.

 

LEL significa Lower Explosive Limite ou Limite Inferior de Explosividade (LIE). É “a mínima concentração de gás ou vapor misturado ao ar que causará propagação de chama quando entrar em contato com uma ignição (faísca ou chama)”. Concentrações de gás inferior a LEL são muito pobres para haver uma explosão, porém caso atinja os 100% LEL e ocorrer uma faísca ou outra fonte de ignição, a mistura de ar e gás irá se inflamar e poderá ocorrer uma explosão.

 

Os detectores de gás combustíveis normalmente são ajustados para alarmar quando a mistura de ar e gás atingir um valor que esteja a 10% do LEL (primeiro alarme) e 50% LEL (segundo alarme). Os pontos de alarmes na maioria dos detectores Riken Keiki são ajustáveis.

 

 

..........................................................

 

 

O que significa grau de proteção?

O grau de proteção (IP) é apresentado na norma NBR IEC 60529 - "Graus de proteção para invólucros de equipamentos elétricos (códigos IP)”. O grau de IP possui dois algarismos que determinam o grau de proteção à penetração de objetos sólidos (primeiro algarismo) e contra a penetração de água (segundo algarismo).

 

Assim um equipamento com grau de proteção IP-67 está totalmente protegido contra os efeitos da entrada de poeira e pode ser submergido em água, dentro de determinadas condições de tempo e pressão.

 

Abaixo, exemplo de teste efetuado em nosso multigás GX-2009 que possui grau de proteção IP-67 certificado por órgãos competentes.

 

 

Classificação de proteção à poeira - IP 67

 

 

 

Classificação de proteção à água – IP 67

 

 

 

Tabela de Grau de Proteção

 

Tab. I - Graus de proteção contra a penetração de objetos sólidos estranhos indicados pelo primeiro numeral característico
Numeral Descrição sucinta do grau de proteção
0 Não protegido
1 Protegido contra objetos sólidos de Ø 50 mm e maior
2 Protegido contra objetos sólidos de Ø 12 mm e maior
3 Protegido contra objetos sólidos de Ø 2,5 mm e maior
4 Protegido contra objetos sólidos de Ø 1,0 mm e maior
5 Protegido contra poeira
6 Totalmente protegido contra poeira

 

 

Tab. II - Graus de proteção contra a penetração de água indicados pelo segundo numeral característico
Numeral Descrição sucinta do grau de proteção
0 Não protegido
1 Protegido contra gotas d'água caindo verticalmente
2 Protegido contra queda de gotas d'água caindo verticalmente com invólucro inclinado até 15°
3 Protegido contra aspersão d'água
4 Protegido contra projeção d'água
5 Protegido contra jatos d'água
6 Protegido contra jatos potentes d'água
7 Protegido contra efeitos de imersão temporária em água
8 Protegido contra efeitos de imersão contínua em água

 

 

 

LIDER NA DISTRIBUIÇÃO DE DETECTORES DE GASES, FIXOS E PORTÁTEIS. ASSOCIADA A RIKEN REIKI E SEU DISTRIBUIDOR EXCLUSIVO DA AMÉRICA DO SUL.